quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Água

A água é um componente essencial para todos os tecidos do organismo. Como solvente, torna soluto viável ao funcionamento celular e é o meio necessário para todas as reações. Participa como substrato nas reações metabólicas e como componente estrutural dando forma às células.
A água é essencial nos processos de digestão, absorção e excreção. Também atua na estrutura do sistema circulatório, agindo como meio de transporte de nutrientes e outras substâncias. Mantém a constância física e química dos líquidos intra e extracelulares e tem uma função direta na manutenção da temperatura corporal.
A água corporal distribui-se no interior das células e no exterior destas, variando em função da circunstância, embora a quantidade total permaneça constante, mas uma redução ou perda de 10% provoca perturbações graves e a perda de 20% pode causar a morte.
O organismo não possui dispositivo de armazenamento de água, por isso, a quantidade perdida deve ser reposta para manter a saúde e a eficiência do organismo. Para manter o equilíbrio, quando o corpo precisa ser reabastecido de água ele manda um sinal que é conhecido como sede. A sede é caracterizada como a “vontade” de beber água causada por a falta de água no organismo. Com isso, o corpo tem uma noção de quando precisa ser reabastecido para não ocorrer à desidratação. 

A perda de água ocorre normalmente através dos rins (na urina, o rim humano tem por função, entre outras, a remoção de resíduos), através do aparelho digestivo (fezes), através do ar expirado pelos pulmões e através da transpiração. Mas ela é ingerida como água propriamente dita e como parte dos alimentos.
Os bebes têm uma necessidade maior de consumo de água, pois sua capacidade renal ainda é limitada e têm maior porcentagens de água na composição corporal. Por outro lado em bebes e idosos, a sede não é uma guia adequada para uma ingestão aumentada.
É recomendado o consumo de cerca de 2 a 3 litros de água por dia. Devem ser repartidos ao longo do dia, nos intervalos das refeições ou em torno de 15 a 20 minutos antes de cada refeição.
Beber, quando e quanto?
As recomendações específicas dependem da situação. Em clima temperada ingestão de 8 a 10 copos de líquidos por dia (água, sumo, leite, e outras bebidas), além dos outros alimentos. As mulheres expostas ao calor e a umidade podem necessitar mais de dez copos por dia.

Líquidos devem ser consumidos para substituir o que foi perdido no suor, etc. Quando se bebe pouca água ou só quando sente sede é provável sofrer de obstinação, ou a urina é escura e de cheiro intenso.


Nenhum comentário:

Postar um comentário